COVID-19 e o choque tecnológico nas organizações

Como a pandemia têm forçado as empresas a adotarem soluções tecnológicas em seus processos habituais para garantir sua sobrevivência

Ao passo que deixamos de usar o “local de trabalho”, que condiciona o nosso cérebro a “trabalhar naquele local”, passamos naturalmente a permitir que nossos pensamentos sejam levados por quaisquer outras fontes de atenção capazes de roubar o nosso foco.

Os conceitos de dias úteis e horário comercial parecem ter perdido seu poder como fronteira psicológica para aqueles que costumavam trabalhar somente dentro do período acordado. E vale reforçar que não há qualquer juízo de valor nisso, se estão certos ou errados. O fato é que essa fronteira deixa de existir quando os funcionários não se levantam mais ao mesmo tempo para almoçar no restaurante ao lado. Agora precisam parar de trabalhar ao longo da manhã para cozinhar o próprio almoço ou acompanhar a tarefa dos filhos, que estão em casa.

É um novo contexto que está posto. Não há motivo para lutarmos contra isso ou condicionarmos o nosso cérebro posicionar nossos pensamentos no momento em que tudo voltará ao normal. Muita coisa pode acontecer até lá e, como Darwin já nos alertava, não serão os mais fortes que sobreviverão, mas os mais bem adaptados.

Pois bem, ADAPTEMO-NOS!

 A partir do reconhecimento da pandemia do COVID-19 as empresas foram forçadas a adotar políticas de trabalho à distância, com impactos significativos em alguns pontos que serão abordados neste artigo.


Infraestrutura tecnológica

Não é de hoje que gestores têm desejado implementar soluções tecnológicas para agilizar, ou mesmo, mitigar falhas nas suas operações. Contudo, por normalmente envolver algum investimento, estas iniciativas costumam ser postergadas.

O novo contexto obrigou as empresas a rapidamente dispor de estrutura mínima que permitisse a comunicação e o compartilhamento de informações entre as equipes e, por muitas vezes, com os clientes. Isso sobrecarregou as redes, colocou em uso muitos dispositivos pessoais e descoloriu os cabelos (caso ainda existissem) dos integrantes da equipe de TI.


Interferência entre Vida Pessoal e Profissional

Você era uma daquelas crianças que sempre sonharam em ir ao trabalho com seus pais? Pois bem, seus filhos estão realizando o seu sonho!

Agora nossas reuniões contam com a participação especial e repentina de filhos, cachorro, campainha etc. Nosso tempo tão bem compartimentado no passado entre vida pessoal e profissional foi reduzido a uma colcha de retalhos. Mas tudo bem. Você não está sozinho.

A nossa produtividade também mudou. Para algumas pessoas, principalmente as que passaram a ter menos distrações em casa, o seu desempenho pode ter aumentado. Para outras,

O importante é fazer bom uso dos poucos momentos de total concentração. Para isso, você precisa de organização e disciplina... ou seja, método!


Gestão de pessoas, compartilhamento de ideias e comunicação com a equipe

Se você lidera um grupo de pessoas, ou ainda, desenvolve um trabalho colaborativo no qual a atuação em equipe é importante, vai entender do que estamos tratando.

Com isso gestores reduzem a sua capacidade de controle sobre as equipes e, mesmo os colaboradores, perdem um pouco da sua capacidade de entrega. Isso é natural... ou, pelo menos, era antes da pandemia.

Agora os bons profissionais dependem da autogestão como fator crucial para se manterem em posição de destaque