Estoque de Terceiros com Odoo 12
Módulo Inventário
7 fevereiro, 2021 por
Estoque de Terceiros com Odoo 12
Marcel Savegnago
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Embora levando em conta o conceito de gestão de estoque do consignatário, o consignatário ou terceiro é responsável pela venda das mercadorias ou produtos. Além disso, o conceito funciona como um acordo entre duas partes, digamos, o terceiro consignatário e um proprietário. 

O consignatário, conforme mencionado acima, é responsável pela venda dos bens que não sejam de sua propriedade ou de sua autoria. Em outras palavras, dizer que bens que estão com outra pessoa por meio de seu estoque são comprados em troca de uma cobrança ou taxas.


Vamos ver como funciona o contrato de remessa. 

Como dito acima, funciona de forma semelhante a um acordo ou entendimento. Aqui, um item será colocado sob a supervisão de um estranho, digamos, de um terceiro, até que seja comprado por um comprador. Aqui, o consignatário indica a pessoa que estoca o produto / item e o expedidor significa a pessoa que entregou o estoque, ou seja, o proprietário genuíno do estoque. Aqui, o proprietário é responsável por toda a autoridade do produto até que seja vendido. A função de trabalho do consignatário, portanto, adere estritamente à vigilância ou manutenção do estoque.

A remessa é totalmente baseada na confiança. Os sites de comércio eletrônico são vistos como os modelos ideais para acordos de consignação ou os entendimentos de rebaixamento. Aqui, o site de comércio eletrônico assumirá a função de destinatário.

O Odoo ERP atua de forma eficiente no tratamento de estoque de consignatários. O Odoo foi impulsionado com configurações de recursos avançados para fazer isso de forma eficaz.

Agora vamos ver como configurar a remessa no Odoo

Para fazer isso, ative a opção de remessa acessando Inventário -> Configuração -> Configurações

Na opção de estoque, você pode habilitar a opção Consignação. Isso é mostrado na imagem abaixo. 



Criação de estoque de consignatário

Para criar um estoque de consignatário, primeiro temos que elaborar um pedido de recebimento e, em seguida, atribuir um proprietário para o recebimento. 


Agora vamos selecionar um proprietário no campo 'Proprietário' e clicar no botão 'Atribuir proprietário' para definir o proprietário para esta recepção em particular.

Nota: você também pode definir o proprietário separado para cada produto na recepção clicando na opção de linhas de pedido.


Após clicar no botão na linha do pedido, você obtém uma guia ' Operações detalhadas ' da linha do pedido. Utilizando isso, você pode atribuir o proprietário do produto por meio dessa linha de pedido.



Em seguida, a fim de obter os detalhes sobre o estoque do consignatário do estoque, vá para

Estoque -> Relatórios -> Relatório de estoque


No relatório de inventário, você pode ver quem é o autor ou proprietário dos produtos.

Também pode agrupá-los com base no proprietário, a fim de obter detalhes de todos os estoques do destinatário.


O estoque do consignatário não refletirá no estoque atual.

Por exemplo, temos duas unidades de produtos de propriedade de ' Severus Snape '. No relatório de estoque, podemos ver os detalhes da quantidade. 



Vá para Estoque -> Relatórios -> Avaliação de estoque.


A quantidade de produto vista como zero, pois as duas quantidades deste produto são de propriedade de outra pessoa, portanto não é refletido como estoque atual.

Além disso, você pode criar pedidos de vendas com base no estoque do consignatário. Ao criar o pedido de entrega, pode-se selecionar o proprietário do pedido, eventualmente o estoque será entregue a partir do estoque do consignatário e não afetará o estoque atual. 


É assim que o gerenciamento de produto consignado funciona em Odoo.

Estoque de Terceiros com Odoo 12
Marcel Savegnago 7 fevereiro, 2021
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